Avançar para o conteúdo

Instalação das estações meteorológicas portáteis do projeto FIRESTORM na Serra da Lousã

No dia 8 de outubro de 2020 foram instaladas duas estações meteorológicas portáteis na Serra da Lousã, no lugar do Candal e no Trevim. A informação recolhida por estas estações será utilizada na Tarefa 2 do projeto FIRESTORM, com a finalidade de melhorar a compreensão das alterações no perfil vertical da temperatura, humidade e vento nas zonas montanhosas, o que é significativamente importante na propagação de incêndios.

Uma das estações foi instalada no Candal, na aldeia de Xisto, que se situa na Serra da Lousã, a uma altitude de aproximadamente 615 m (Figura 1). A outra estação foi instalada no Trevim, junto a uma antena de telecomunicações, que se localiza no alto da Serra da Lousã, num vale aberto, a uma altitude de cerca de 1140 m (Figura 2).

Figura 1 – Estação meteorológica portátil do Candal – Estação instalada no dia 8 de outubro de 2020. A estação está localizada na Aldeia de Xisto da Serra da Lousã, a uma altitude de 615 m.

Figura 2 – Estação meteorológica portátil do Trevim – Estação instalada no dia 8 de outubro de 2020. A estação está localizada no alto da Serra da Lousã, num vale aberto, a uma altitude de 1140 m.

Desde já queremos agradecer toda a assistência providenciada pela Câmara Municipal da Lousã, pela colaboração da Junta de Freguesia da Lousã e Vilarinho, Comissão de Moradores do Candal, e pelo Sr.º responsável pelos Baldios em todo o processo, desde a escolha dos locais até à fase de instalação.

Numa fase inicial, o IPMA está a monitorizar as duas estações instaladas na Serra da Lousã. Os dados destas estações serão disponibilizados em breve.


Etiquetas:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *