Faz todo o sentido que os bombeiros e demais agentes de proteção civil se apresentem na zona de sinistro com a devida proteção em termos de segurança, nomeadamente com o fardamento adequado e os respetivos EPI.
Questiono porque motivo outros elementos presentes no TO, tais como os profissionais de comunicação, não são obrigados a apresentar-se devidamente uniformizados no que respeita à segurança – muitas vezes se observam pessoas de calções, tronco nu e chinelos, perto da frente de chamas. É certo que o nível de exposição é inferior ao dos combatentes, mas perante episódios de comportamento extremo de fogo, estas pessoas podem ver-se envolvidas numa situação complicada.
Até que ponto, em determinadas situações que o justifiquem, o comandante de operações de socorro ou mesmo um comandante de setor devem impedir a presença de pessoas que estejam mal uniformizadas junto à zona de sinistro?
Bem sei que havia uma grande possibilidade de estes agentes serem incompreendidos e mesmo mediaticamente crucificados, mas não seria este o correto desempenho da sua função?