No dia 5 de março de 2020, antes do período de confinamento e distanciamento social necessários devido à pandemia Covid19, foram instaladas em Seia as duas primeiras estações meteorológicas no âmbito do projeto FIRESTORM.
Uma das estações foi instalada na Senhora do Espinheiro, que se situa na vertente noroeste da Serra da Estrela, a uma altitude de 995 m (Figura 1). A outra estação foi instalada no Aeródromo de Seia, que se localiza no sopé da Serra da Estrela, num vale aberto, a uma altitude de 440 m (Figura 2).
Agradece-se toda a assistência providenciada pela Câmara Municipal de Seia, em particular ao Serviço Municipal de Proteção Civil de Seia, em todo o processo, desde a escolha dos locais até à fase de instalação.
Os primeiros dados de temperatura da estação da região de Seia podem ser consultados na Figura 3. É possível identificar em geral uma maior amplitude térmica diária na região de vale do que na região de montanha. Neste período, os dados permitem verificar que entre 10 e 12 de março ocorreu um episódio de inversão térmica. Por exemplo, no dia 11 às 6UTC observaram-se valores de 15.3 °C a 995m e de 4 °C a 440m. Este será um dos temas de estudo abordado no projeto FIRESTORM.
Duas outras estações meteorológicas portáteis serão instaladas em Candal e Trevim, na região da Lousã (ver notícia FIRESTORM “Seleção do local para instalação de estações meteorológicas”, de 22 novembro de 2019). Contudo, tendo em conta as restrições atuais devido à pandemia Covid-19, não é neste momento possível prever o momento de instalação destas estações.